sábado, 18 de dezembro de 2010

Sessão de Natal - 9/Dez/2010

Música, cor, alegria,vídeo projeção, e surpresas foram o cenário da sala onde Compadres/Comadres se reuniram para o jantar do Natal neste Dezembro de 2010, no Terceira Mar Hotel. Sempre que o som do badalo se propagava ouvia-se a voz do Compadre Presidente que num tom firme ora dava informações, ora invocava o Gavião de Penacho.
Ao longo deste convívio agradável entregaram-se Diplomas aos fundadores desta Academia que perfizeram sete anos sempre assíduos e constantes, um Certificado ao Restaurante" O ARADO" pela melhor classificação obtida durante 2010 e pratos personificados àqueles que nunca faltaram. Foi sorteado um cabaz por todos os Compadres/Comadres presentes e uma planta de Natal pelos convidados.
O Compadre Presidente, para finalizar, proferiu um pequeno discurso do qual transcrevo um excerto: "Falar daquilo que se gosta nem sempre é fácil, pois de tanta emoção se embargam os sentimentos e as palavras. Crianças recém-nascidas, idosos e uma estudante com ingresso no ensino universitário foram objeto do nosso apoio, graças à disponibilidade dos Compadres/Comadres. Para nós a solidariedade não se resume à quadra natalícia mas sim ao longo de todo o ano. Bem hajam pelo vosso exemplo e a todos um santo e feliz Natal."
Foi bom estar e sentir.
A Comadre Secretária, Rosa Maria Costa































quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Convocatória para a sessão de trabalho do mês de Dezembro de 2010

Aproximando-se o Natal, a nossa próxima reunião é alargada, pelo que no próximo dia 9 de Dezembro, quinta-feira, pelas 19h30, no Terceira Mar Hotel, haverá a reunião de trabalho desta Academia, com sabor natalício.
Será um encontro com surpresas e com momentos dignos de registo. Venha e traga um amigo, um convidado, um familiar, mas não venha só.

Um antecipado Gavião de Penacho!

Receita de Bacalhau do Mês (Dez/2010)

Contributo na nossa comadre-secretária, Rosa Maria Costa, propomos para este mês...
Bacalhau às Postas
4 postas de bacalhau;
4dl de azeite; 2 cebolas;
6 dentes de alho;
1dl de vinho maduro branco;
1 c. de sopa de colorau;
800g de batatas.
Põe-se o bacalhau de molho, escorre-se, enxuga-se e frita-se em azeite. À parte faz-se uma cebolada, colocando as cebolas cortadas às rodelas juntamente com o alho bem picadinho até a cebola ficar translúcida, depois rega-se com o vinho e tempera-se com o colorau, deixa-se apurar um pouco. Dispõem-se as postas do bacalhau no prato de serviço e cobre-se com a cebolada. À roda do bacalhau dispõem-se as batatas cortadas às rodelas e fritas no azeite que serviu para fritar o bacalhau.


in Cozinha Tradicional Portuguesa
de Maria de Lourdes Modesto